12 de fevereiro de 2011

Life

Life beira a quase um documentário. Amo esse dorama por ele mostrar a realidade de milhões de pessoas que sofrem ijime [bullying] em todo mundo. Por tocar no assunto e mostrar de modo nada superficial o preconceito e a brutalidade sofrida por pessoas inocentes, considero esse dorama um dos mais fortes e mais lindos que já vi.



Ficha Técnica

Tílulo: ライフ / LIFE

Gênero: Drama

Nº de Episódios: 11

Rede: Fuji TV

Ano: 2007

J-Drama


Sinopse: Ayumu é uma estudante que teve a sorte de entrar no colégio Nishidate. Porém ela acabou ocupando a vaga que sua amiga ocuparia. Por causa da perda dessa vaga, essa amiga acaba suicidando-se, fazendo com que Ayumu se sinta culpada. Mesmo assim Ayumu começa a frequentar as aulas e volta a confiar em si mesma com a amizade de Manami. Mas o namorado de Manami, Sako, começa a assediar Ayumu, ameaçando contar tudo para Manami. Um pouco depois começa um boato de que Ayumu seduziu Sako, deixando Manami com um ódio tão grande de Ayumu que ela começa a praticar ijime. A partir daí, o drama se concentra na luta diária de Ayumu lutando contra o ijime que sofre.





Minha Opinião: Por ser tão chocante e tão verdadeiro, Life faz com que nos voltemos a uma realidade que muitas vezes percebemos a nossa volta mas não fazemos com que mude. Te falo que algumas cenas, tanto por raiva quanto por não ter coragem de continuar vendo, simplesmente passei. É duro imaginar que tal realidade pode estar acontecendo nesse momento, enquanto escrevo pra vocês esse post ou enquanto vocês o lêem.


E por ser tão absurdo e tão aterrorizante é que aconselho todos a ver esse drama. Não que ele vá resolver o problema, não que ele te torne alguém melhor, mas pelo menos com ele eu aprendi a não ficar calada, parada, simplesmente vendo o bullying acontecer. E eu sei que mesmo que minhas ações não sejam realmente úteis, mas é melhor dar um pequeno passo do que ficar parado sem nem atitude tomar.


Nem preciso dizer que tenho um ódio enorme pelo Sako. Tanto por ele ser um babaca que não tem objetivo nenhum na vida, quanto por não sobreviver a criação que teve. Família violenta não justifica você se tornar um maníaco.

.
A Manami é outra que não tem reais motivos para fazer o que fez. Não que exista algum motivo para fazer algo assim. Primeiro ela acreditou em um boato, sem nem ao menos ter provas concretas daquilo que realmente suspeitava. Além disso ficou bem claro ao longo da série que ela não amava verdadeiramente o Sako para que ela criasse todo o problema que ele criou. E só para terminar, sua má índole se mostrou algo que não precisava de incentivos. Para mim, se ela tivesse feito isso poderia ter feito algo tão ruim quanto. Ela não presta.


A turma, que só assistia as cenas, é tão culpada quanto quem começou o ijime. Pra falar a verdade eles controlam muito mais o ijime do que qualquer um e isso também é mostrado no drama. Se perceber, no final do drama, quando a história e a visão muda, toda a turma que antes xingava a Ayumu começou a "defende-la" e incentivou-a a maltratar Manami. Sim, Manami merecia um castigo, mas não é desse jeito que as coisa funcionam.


Ayumu pra mim é a maior das guerreiras. Nem posso classificar essa personagem como mocinha da história, pois ela tem uma garra, uma coragem e uma capacidade de aturar tudo que fizeram com ela que faz com que esse adjetivo não chegue aos pés dela. Mocinha é aquela que não se defende, espera o príncipe encantado. Ela é o contrário. E pensar que ela é apenas um caso e a grande sorte dela é que levava tudo para o melhor dos pensamentos, sempre pensando no futuro, se prendendo aos amigos verdadeiros que tem e a família. Simplesmente tenho um enorme orgulho dessa personagem.


Sobre os amigos de Ayumu, Sonoda-kun e Hatori-san, acho que eles são o pilar dela. Se eles não estivessem lá pra ela, cada um do seu modo, ela não teria sobrevivido ao ijime. E os dois tem histórias tão difíceis quanto a dela. E acho linda a história de como essa amizade foi sendo construída, sendo conquistada a cada momento e a cada sofrimento do outro.


A mãe de Ayumu me deu uma pena enorme. Ela é o retrato de certos pais hoje em dia. Não que ela não amasse sua filha, mas se preocupa tanto com o superficial que nem percebe que sua filha está passando problemas muito piores do que notas baixas. Mas como tudo tem remédio se você quiser realmente mudar, a mãe da Ayumu começou a prestar mais atenção não só no comportamento da filha e nas notas, mas no que se passava com ela, seus reais problemas.


Outra realidade é a cegueira dos professores. A falsa cegueira para o bulling. E, no caso desse drama, a cegueira voluntária, que não gostaria de ver a realidade. Hiraoka-sensei foi a única que realmente lutou contra o bulling. O pequeno passo dela fez diferença, mesmo que tenha sido imperceptível. Foi muito bem percebido por Ayumu e sua família.















Lado Positivo: Além do tema central do drama, que é de máxima importância, é ótimo ver um drama que aborda o ijime da forma real. Nada contra Nobuta Wo Produce ou outros dramas que contém um episódio ou outro sobre bulling, mas nunca pensei que veria um dorama onde o ijime é o enredo.


Lado Negativo: O drama nos faz chorar todo o tempo, não tem muitos momentos onde ficamos realmente felizes e nos fazem sofrer com todos os personagens. Não tem romance, apesar do climinha entre Sonoda e Ayumu. Como sempre, foi deixado para ser resolvido no futuro da história, logo a parte que eles não mostram...













Ator / Personagem:

Kitano Kii como Ayumu
Fukuda Saki como Manami
Hosoda Yoshihiko como Sako
Seki Megumi como Hatori
Hojo Takahiro como Sonoda
Sakai Miki como Profª Hiraoka
Maya Miki como 
Fumiko [Mãe de Ayumu]
Links:

Fansuber:
DramaFans

Sites que disponibilizam o download:
Dorama Fans Society
Anime House
Animes Center

OST [Uma das que mais tem a ver com a história do drama]
Animania Club


14 comentários:

  1. Assisti Life já faz alguns anos, assisti ele não só por gostar de temas mais pesados,mas também por ser "fã" do manga.Fã entre aspas já que eu nunca consegui ler o manga inteiro, nem olhar para algumas páginas diretamente.Motivo:A agônia de ver a Ayumu cortando seus pulsos todos os capitulos u.ú .
    Considero o drama uma versão suavizada da história, já que ele não mostra as verdadeiras façanhas da Minami e dos outros personagens, essas contidas no manga, mas mesmo sem mostra-las ele não deixa de ser genial por conseguir mostrar a essência do bullying e outras atitudes que ocorrem no Japão.
    Fiquei muito feliz quando vi que você escolheu Life para resenhar/criticar, e ela está ótima como sempre!Continue assim.
    Beijos Betah.

    ResponderExcluir
  2. Descobri ontem,enquanto procurava imagens para colocar nesse post, que essa história é baseada em um mangá.Tentei procurá-lo no google,encontrei alguns capítulos,mas não estava completo,além de só ter disponível em inglês.
    Se você em outro comentário puder me mandar o site onde você lia esse mangá agradeceria imensamente.
    Obrigada pelo elogio sobre a minha resenha/crítica.Tava meio apreensiva pois mal falei sobre a história em si,como sempre faço.Esse foi um post com um caráter muito mais pessoal do que qualquer outro,não por ter sofrido bullying - quem já não sofreu, porém de modo mais atenuado? -, mas por ter conhecido alguém que sofreu tanto quanto Ayumu...
    Bom,se você depois puder me mandar esse link,ficaria muito agradecida!
    Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse dorama, ele foi um dos poucos Doramas que conseguiram me prender até o final, já que tenho a mania chata de ver vários doramas ao mesmo tempo e acabo demorando mais que o normal para terminar de ver tudo >.<'
    Eu até tentei achar o mangá mas achei muitos poucos capítulos, então decidi nem começar! T_T
    Gostei do seu post sobre "Life", completo, fala bem sobre a história, curti mesmo :D
    Continue com o blog, que aliás, já está nos meus favoritos! Beijos e sucesso ;*

    ResponderExcluir
  4. É,eu tenho a mesma mania que vc.Não sei se você percebeu,mas no blog,a direita,na barrinha de informaçoes,tem uma parte dizendo Vendo atualmente.... sabe todos aqueles dramas?Estou vendo atualmente todos eles...
    Por isso os posts sobre eles atrazarão um pouco...tipo um ou dois meses...
    T-T
    Obrigada pelos elogios e mais ainda por ter gostado tanto do meu blog.Tenho ele a pouqíssimo tempo,mais ou menos um mês e meio...
    Esses elogios só me dão mais vontade de continuar batalhando por esse pequeno espaço,mais um recanto para otakus^^
    Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Ressuscitando...
    Betah, como a BS disse poucos capitulos foram traduzidos, 5 apenas, porém, nesses poucos capitulos já é possivel entender toda a essência do manga.Então acho que vale a pena lê-los =).
    Agora, se você gostar muuito do manga, só em inglês mesmo u.ú

    Bem, vamos aos links--->
    Português - http://mangadream-shoujo.blogspot.com/search/label/Life

    Inglês (Leitura Online) - http://www.mangafox.com/manga/life

    Beijos Betah

    ResponderExcluir
  6. ^^
    Muito obrigada mesmo!!!
    Já tô baixando o mangá em português e se conseguir,também lerei em inglês.
    Valeu msm e obrigada por reaparecer aqui no blog^^

    ResponderExcluir
  7. Descobri essa série hoje quando estava procurando olhos para fazer no meu mangá, achei muito interessante mas eu só vi o trailer e só achei ele em espanhol, eu quero muito achar ele legendado mas eu não estou conseguindo baixar... Acho que cheguei tarde de+... Você poderia indicar algum site que dê hoje em dia?
    Obrigada,
    Thaís...

    ResponderExcluir
  8. sua resenha é muito boa.

    to fazendo minha monografia em cima do ijime de Life ^^

    ResponderExcluir
  9. É incrível esse j-drama.Confesso q passei muita raiva vendo ele,mas valeu muito a pena.Ótima resenha,parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Graças a sua incrível análise que fiquei sabendo desse dorama!Arigatou Gozaimasu!PS: Onde eu baixo esse mangá?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pra baixar eu não encontrei não, só sei que em sites de scans americanos você tem acesso ao mangá em inglês.

      Excluir
    2. Eu já o li quase todo online mas não gostei. Muito cansativo o lance da choradeira da Ayumu mais a psicopatia da Manami. O dorama eu acho fantástico, tinha no note mas perdi na formatação! Enfim, é muito bacana e mesmo ele deixando de abordar o lance da automutilação (que pra mim não fez falta) eu o considero melhor principalmente pelo seu final sombrio e pelas coisas parecerem bem mais realistas aqui.

      Excluir
  11. Caraca, muito triste :(
    Vou procurar agora mesmo.
    Parabéns pela resenha. Muito bem escrita!!

    ResponderExcluir
  12. Link para assistir o Dorama Life com legendas em português: https://www.youtube.com/playlist?list=PLtVR3sXejBljyl__RcZqiujofXYLi_Et-

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...