6 de dezembro de 2014

Sailor Moon [JBC]

Sailor Moon é um anime mundialmente famoso, transmitido em inúmeros países, inclusive nesse nosso Brasilsão!!! Meu primeiro contato foi na Manchete, onde a música de entrada era horrível, mas eu adorava a história.


Esse misto de Sidney Magal, lambada e toque polifônico é extremamente nostálgico para mim!!!

Há alguns meses atrás foi lançado o primeiro volume de Sailor Moon, finalmente em mangá! E aqui vamos nós nos comentários dessa história até o momento.


Ficha Técnica

Título: 美少女戦士セーラームーン / Bishōjo Senshi Sērā Mūn / Pretty Soldier Sailormoon / Sailor Moon / Linda Guerreira Marinheira da Lua

Gênero: Comédia / Magical Girls / Romance / Ação

Nº de Volumes: 10

Autor(a): Naoko Takeuchi

Ano de lançamento: 1992

Mangá

Sinopse: Usagi Tsukino tem 14 anos e é uma menina muito atrapalhada. Em um dia que sai atrasada para a escola, acaba esbarrando com uma gata chamada Luna. Após alguns acontecimentos sobrenaturais na cidade de Usagi, Luna revela a estudante que ela é a guerreira Sailor Moon, que tem que salvar a Terra das forças malignas. Com o passar do tempo, outras guerreiras Sailor se unem a Tsukino, onde todas lutam para defender o amor e a justiça.


Minha opinião: Como grande fã do anime, acompanhar o mangá acabou se tornando uma experiência de voltar a infância. Nos primeiros 2 volumes, porém, pensei seriamente em abandonar a coleção. Fiquei em dúvida se a história que estava sendo apresentada era condizente om o que eu entendia ser a trajetória da heroína que tanto gostava. O grande problema era a rapidez da trama, onde todas as guerreiras se conheciam por acaso, se tornavam grandes amigas e tudo corria muito. No anime, a trama é desenvolvida com muito mais calma, onde o desenvolvimento do relacionamento entre as personagens é melhor trabalhado.


Após compreender que o ritmo acelerado era uma característica que não poderia ser mudada e lembrando que a minha saga favorita (com o querido Pegasus) talvez pudesse aparecer no mangá, continuei lendo os volumes subsequentes.


Talvez a trama não seja feita para prender adultos, mas pensei que, se eu fosse mais nova, talvez essa história fosse me prender de uma maneira impressionante.

A duas semanas atrás então, decidi pegar os volumes parados aqui em casa. Parados?? Como assim, Roberta?!?!
Deixa eu explicar melhor: como estava desanimada com a série, mas sem coragem de abandonar totalmente a coleção e me arrepender no futuro, decidi continuar comprando os volumes e ler quando talvez ficasse finalmente inspirada para compreender e me prender a história.
E esse momento ocorreu a duas semanas atrás. Peguei do volume 3 ao 8 para ler, e consegui me prender e voltar a me animar e ficar apreensiva com o que iria acontecer a partir do arco Infinito começou a ser desenvolvido.


Então, neste post, vou fazer uma avaliação de cada um dos arcos publicados até o volume 8 dos 10 que serão publicados no Brasil.


Arco 1: Apresentação dos personagens [Vol. 1 – 3]

Morno. Essa é a palavra que define o início do mangá. Foi o que me fez demorar tanto a engrenar e me envolver com a trama apresentada. Mesmo com a presença da rainha Beryl, uma das melhores vilãs da série, somente no volume 2 as coisas começaram a ficar interessantes de verdade, com a clássica “hipnose” do Mamo-chan, onde ele não reconhece ninguém.



Arco 2: Introdução a Sailor Chibi Moon [Vol. 3 – 5]

No anime, essa é uma das sagas mais chatinhas. Apesar de gostar da Chibi Moon, eu não gosto dela, porque ela é um pé no saco! Tudo é em torno dela. Só fica realmente divertido quando ela fica do mal e se torna a lindíssima Black Lady.


Definitivamente o mais interessante desse arco é o desenvolvimento da Sailor Pluto!


Arco 3: Infinito [Vol. 6 – 8]

Finalmente ação de verdade!! O mais legal da aparição da Sailor Neptune e da Sailor Uranus é que elas são independentes! E essa independência ainda causa um total desconforto na relação da Usagi com essas mulheres (?) que é só desenvolve ainda melhor as nuances das personagens! De longe a personalidade da Haruka é a mais interessante!!! E a dualidade de seu gênero é algo muito interessante também, apesar de ser muito mal explicado no mangá...



E a minha Sailor preferida também é apresentada, minha querida Saturn! Sempre gostei da roupa, do lindo cristal no lugar do broche que todas têm e, claro, ela tem o cajado mais irado de qualquer uma das Sailors!!


Isso é algo que acho muito injusto com as Sailors que aparecem no começo da história. Elas perto das Sailors posteriormente apresentadas parecem ser muito fraquinhas. E elas tem um potencial tão grande que acaba sendo deixado um pouco de lado na história.


Arco 4: Pégasus [Vol. 8 – ?]

Começou agora, mas gostei da presença do Pégasus. Finalmente minha Saga preferida no mangá!! Mas pelo visto não terá tempo de abordar a saga Super Stars. Fiquei triste em pensar que não há a presença dessas personagens no mangá...



Vou esperar mais acontecimentos deste arco para comentar. Mas que vem coisa muito boa por aí é informação garantida!!!



Em resumo, fecho a minha resenha tentando estimular você a acompanhar a história mesmo que o começo seja paradão. O que vem depois é muito bem abordado e trabalhado, as lutas, batalhas e criaturas são iradas e ao mesmo tempo assustadoras.



Naoko Takeuchi depois do 3º mangá consegue encontrar o ritmo e tom para sua história. Ou talvez seja eu que tenha me acostumado com o ritmo. Enfim, leiam!! Sailor Moon além de uma obra épica e nostálgica, deve ser apreciada nesta linda edição, que está toda trabalhada no cuidado e no carinho claramente empregado pela JBC!



Até mais, pessoal!!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. oooiiiee, acabei de ver seu comentário lá no meu blog, então... quando for comentar, peço pra que comente em um post recente, assim é mais fácil pra mim visualizar
    =^-^=, você não teria um banner disponibilizado para trocarmos parceria??
    abraços!!

    http://animedoqem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. prontinho seu banner já está lá, só add o meu agora ^^ http://animedoqem.blogspot.com.br/2014/05/sobre-o-blog-e-parceiros-do-blog.html

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...