30 de dezembro de 2014

Independência ou Mortos

Mesmo adorando mangás, estranhamente não curto quadrinhos. O universo Marvel e DC pra mim são sensacionais no cinema, porém meio que repetitivo e não envolvente no papel.

Mas, contrariando meu gosto já consolidado, decidi dar o braço a torcer e ler Independência ou Mortos, afinal, a qualidade dos caras do Jovem Nerd em produzir itens que são de interesse nerd é apenas incrível!


Ficha Técnica

Título: Independência ou Mortos

Gênero: Comédia / Ação / Sobrenatural 

Nº de Volumes: 1

Autor: Abu Fobiya (pseudônimo de Fabio Yabu)

Ilustrador: Harald Stricker


Ano de lançamento: 2012

Editora: Nerdbooks

DESACONSELHÁVEL PARA MENORES DE 16 ANOS.


Sinopse: A história começa com a saída brusca da Família Real de Portugal, fugindo para o Brasil após a ameaça de Napoleão Bonaparte de invadir as terras lusitanas. Porém, o que ninguém sabia é que, em alto mar, uma infestação zumbi estaria instalada dentro dos navios portugueses, fazendo com que ela chegasse ao Brasil, colocando em perigo a vida de milhares de brasileiros no século XIX. Somente D. Pedro I, junto com seus mais fiéis companheiros poderia combater a devastação causada pelos novos habitantes das terras tupiniquins.




Minha opinião: Algo que já impressiona logo de cara é a capa, que é muito bem trabalhada, com diversos elementos obscuros e macabros, mas é linda demais. O traço do Harald é bem interessante. Em primeiro lugar, todas as páginas são em preto e branco, o que é maravilhoso. Sei que é controverso, porém trabalhar com cores poderia "sujar" a imagem e a ilustração, o que tornaria os quadros poluídos e é o que me afasta dos tais quadrinhos americanos. O preto e branco foi lindamente utilizado para dar destaque onde era necessário.


A adaptação da história brasileira (e portuguesa) feita pelo Abu Fobiya foi algo que nunca tinha passado na minha cabeça. Achava que o Brasil nunca estaria ligado ao apocalipse zumbi. Ainda mais em 1800 e alguma coisa. Foi inusitado e genial pegar um dos nossos poucos "heróis" brasileiros (que eram brasileiros de alma, mas não de nacionalidade) e jogar uma história tão bem bolada!


O quadrinho acompanha D. Pedro I criança até chegar sua idade adulta, onde toma consciência de seus deveres e de seu papel no governo brasileiro. Junto com ele, temos Chalaça, seu mais fiel companheiro, que o ajuda em todos os combates.


Formando o lado antagonista da história, além dos próprios zumbis, temos uma Carlota Joaquina insuportável, já por nós conhecida como fútil e sem escrúpulos, mas na história de Yabu e Harald se torna ainda mais maléfica e engenhosa.


Mas, meu personagem preferido na história, além da Leopoldina é o ícone mais maluco da nossa história transformado no primeiro zumbi existente: D. Maria, a Louca (que eu tive o prazer de interpretar no ensino fundamental, quando era mais nova *__*). Há melhor personagem do que ela para ser uma mulher moribunda, que não fala coisa com coisa e que de repente tem um despertar zumbi? Parabéns, Yabu, e principalmente ao Harald, que criou a D. Maria mais horrorosa que eu já vi!


A qualidade do encadernado é impecável e dá orgulho de ver algo de tanta qualidade ter sido produzido aqui no Brasil, por caras tão legais quanto os nerds Jovem Nerd e Azaghal. A grafic novel foi lançada pelo selo Nerd Books e pode ser comprada na Nerdstore.


Quem se interessar e quiser ler um pedacinho da história pra se convencer a comprar pode entrar no site Independência ou Mortos.



E abaixo encontra-se o trailer do quadrinho.


Até a próxima!!



2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...