31 de janeiro de 2011

A Viagem de Chihiro

Duvido que alguém que goste um pouco da cultura japonesa não tenha visto A Viagem de Chihiro. É um "clássico" que ganhou o Urso de Ouro e o Oscar de melhor animação. Acho que já dá pra ter uma ideia da obra prima que Hayao Miyazaki criou, certo?




Ficha Técnica

Título:千と千尋の神隠しSen to Chihiro no Kamikakushi / Spirited Away / A Viagem de Chihiro

Gênero: Sobrenatural / Aventura / Romance

Ano: 2001

J-Movie


Sinopse: Chihiro é uma menina mimada de 10 anos que só pensa em si. Sua família teve de se mudar e na viagem, seu pai entra em um "atalho" e acaba se perdendo, parando em frente a uma construção diferente com um túnel. O tal túnel os leva a uma cidade deserta, com comida farta. Seus pais logo se sentam a mesa e começam a se servir, porém Chihiro sai pela cidade para explorar o local. Quando Chihiro volta, seus pais tomaram a forma de porcos. Desesperada, sai correndo a procura de uma saída ou de ajuda e acaba encontrando Haku, um menino que a orienta a ir falar com a bruxa Yubaba, dona de uma casa de banhos. Chihiro consegue um emprego, mas em troca tem de renunciar seu nome. Agora chamada de Sen, Chihiro aprende várias lições e vai mudando seu caráter e sua maneira de ser, se tornando um ser humano melhor.


Minha opinião: Vi esse filme quando criança e realmente não o recomendo para menores de 14 anos ou pessoas que tem uma mentalidade ainda limitada. Não que o filme tenha algo inapropriado, mas nenhuma criança, por mais que veja umas 100 vezes, entenderá o sentido do filme. Eu quando criança não entendi nada e considerei um filme muito confuso. Até hoje tenho de confessar que não entendo certas partes do filme, apesar da minha visão sobre a história tenha mudado radicalmente depois de tê-lo visto mais adulta.


Claro que dá pra perceber que Chihiro é muito imatura e que ela cresce ao longo do filme - e confesso que essa é a coisa que mais gosto na história -, mas se eu com 18 anos não entendo, tadinha de uma criança de 8 que tá acostumada com Ben 10 e Meninas Super Poderosas.


Se alguém for mais inteligente e mais sagaz e tiver entendido qual é o propósito do Sem Face, faça-me a gentileza de explicar. É um dos meus personagens favoritos, pois acaba percebendo que não é com ouro que se conquista as pessoas - o que também mostra como Chihiro cresceu como pessoa e nem tentada ficou com a "riqueza" oferecida pelo espírito - e depois a acompanha em sua viagem. Mas ainda sim não consigo ver a real utilidade que ele tem no filme. Não que ele seja inútil... Ah, vocês entenderam o que quis dizer...


Os pais da Chihiro me irritaram de uma maneira extraordinária. Simplesmente fizeram tudo o que pais responsáveis nunca fariam!
1º) Não se deve entrar em um lugar desconhecido deixando o seu carro a deriva e não tendo a menor ideia de onde aquele caminho irá te levar.
2º) Não se deve comer em um local estranho que não tem ninguém para te servir ou nenhum aviso de que se pode comer ou não aquela comida.
3º) Não se deve educar uma filha a ponto de deixá-la mimada e ignorante sobre as situações da vida.

Pra mim foi uma bênção quando eles se tornaram porcos! Tipo um castigo por serem tão displicentes. Pena que eles não se lembravam de nada...











Sobre Yubaba e sua "família", te digo que foram momentos de puro enigma pra mim. Aquele bebê, antes da amizade com Chihiro era um saco. E a bruxa que era " a mais malvada, cruel e sem coração" se derretia pelo Bebê mimado e boboca. Aquelas 3 cabeças entram para a minha lista "CUMA???" Eles eram servos de Yubaba, mas não vejo muito o que eles poderiam fazer para cumprir alguma ordem dela... E por último a irmã dela,  Zeniba, que era uma doçura apesar da feiura. Família unida é família feliz. Pelo menos é o que diz o ditado....













Adoro o Kamaji! Aquele cara é hilário. É a voz da consciência de todos do filme, exceto das bruxas, é claro. Ele pode não ser o personagem mais bonito, mas é um dos mais legais. Outra: eu A-M-O aqueles bichinhos de cinza, carvão, sei lá o que são aquelas bolinhas pretas com olhinhos. São tãããão fofas!! *-*



O Haku - ou Kohaku ou ainda Nigihayami Kohakunushi - é o meu personagem favorito. Acho que é o personagem favorito de todas as pessoas que viram esse filme. Ele é tão fofo com aquele cabelo Cleópatra verde e todo cuidadoso. Eu sei, ele deve ter uns 12 ou 13 anos, mas é tããão bonitinho. Adoro aquela promessa de que os dois se encontrarão novamente no mundo deles... Own  * ¬*  E só pra completar a minha paixão por ele, ele também é um dragão!!! E não é daqueles que parecem um dinossauro, mas aqueles lindos que são todos compridos, estilo do Dragon Ball Z - não acredito que tive que citar esse anime ¬¬" Bom, vocês entenderam..


Lado Positivo: O filme é ótimo, fotografia linda, história diferente, moral que faz todo o sentido. Se isso não é o bastante pra você, olha que casal fofinho faz os personagens principais. Crianças Parmalat - lembra Parmalat, onde as crianças se vestiam igual aos ursinhos de pelúcia que eles trocavam?


Lado Negativo: A velha, boba e burra classificação etária ou a simples classificação mundial das pessoas de que "É desenho? Então é pra criança!"


Personagens:

Yubaba
Chihiro
Zeniba
Haku / Kohaku
Lin
Sem Face
Yuko e Akio [Pais de Chihiro]
Kamaji
Hayao Miyazaki
Links:
Animes Download

24 comentários:

  1. O primeiro filme que vi no cinema, quando criança. Eu achei tipo, meio, nojento quando assisti. mas quando revi, assim como você passei a gostar.

    ResponderExcluir
  2. kkkkk
    Por isso que temos de sempre ensinar aos futuros adultos - pois desisti de tentar ensinar isso por já adultos... - que não é porque é "desenho" que toda criança pode ver...
    No caso d'A Viagem de Chihiro tem que ter maturidade pra entender o filme...se não boia muito mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando assistir de novo esse filme. Confesso que não estou entendendo muito mesmo haha, mas ele me lembra minha infância (pois o assisti na TV Cultura quando criança).


    Aaaain, não entendo esse sem face T_T

    ResponderExcluir
  4. KKKKK
    É um filme que tem de ser visto e revisto. E eu recomendo ver muuitas vezes mesmo, não só pela complexidade,mas por causa da ótima história que tem!
    Boa sorte!
    O Sem-Face é o maior enigma dos enigmas japoneses - e olha que são muuuitos-
    bjs e valeu por comentar!

    ResponderExcluir
  5. assisti há alguns anos, na faculdade em 2004... mas o que me lembro do sem face é que ele era um "deus" sem saber como nem por onde, sem personalidade, reproduzindo quem ele devora... algo do tipo o que você planta, você colhe... bem oriental mesmo... não é preciso uma sapiência descomunal nem um nerdismo oriental pra sacar essa... mas fica bem o lance do seja gentil que a gentileza sempre vem a você... Demonstrando como ele era gentil e dócil à Chihiro e arrogante com os que representam o capitalismo na casa de banho...

    ResponderExcluir
  6. 070464, o bom desse blog é que com o comentário de vcs eu sempre aprendo a interpretar melhor algumas situações que só conseguia ver de um modo só. O Sem Face e essa visão de "vou fazer com vc o mesmo que fez comigo" eu realmente n tinha pescado. Agora com vc falando isso, percebo que é quase como se ele fosse um espelho, reflete, como você disse, reproduz exatamente como a pessoa está agindo com ele.
    Mt obrigada pelo seu comentário!!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Esse foi meu primeiro filme japones -qq antes eu nem sabia o que era esse genero, pra mim era td desenho e tambem quando pequena não entendi muito por isso qe na epoca não dei muita bola pra ele mas preciso ve-lo de novo para entender melhor -qq, eu vim msm foi para indicar um filme que é meu favorito "o castelo animado" que tambem foi dirigido pelo Miyazaki Hayao então é isso.
    amei aqui e voltarei para ver mais resenhas *--*
    bjs :*

    ResponderExcluir
  8. Lado positivo fotografia?

    Fala sério, é uma animação, não existe direção de fotografia. Você citou isso apenas para parecer mais inteligente. Me desculpe, mas leia mais e pesquise mais antes de sair escrevendo baboseiras.

    Bons ventos.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,
    não citei a fotografia pra parecer mais inteligente. Até porque não preciso disso. Comentei um ponto que eu acho lindo nos filmes de Hayao Miyazaki, que não se preocupa só com a beleza dos personagens, mas também com todo o espaço em volta deles, não somente desenhando milhões de prédios e colocando alguns quadros na parede. Ele vai muito além disso.
    Se isso não é chamado de fotografia, ok, eu errei. Mas tenho todo direito de errar, pois não sou nenhuma especialista em filmes e não sei nenhum detalhe técnico. Aqui estão expressas minhas opiniões, certas ou não, sobre determinado anime, mangá, dorama ou filme.

    Bons ventos.

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Segundo o próprio criador, Sem-Face representa o conflito do Japão tradicional com o moderno, a busca por uma nova identidade no choque de valores desses dois mundos tão opostos. Sem-Face é um espírito que oferece dinheiro para atrair os gananciosos e depois os come, tornando-se cada vez maior e mais voraz, como se absorvesse a personalidade de quem devorou.
    Passar bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... é isso mesmo... resposta segundo o autor é esta, mt bom!

      Excluir
    2. Poxa, legal saber o que ele quis mostrar com o personagem. Minha visão era bem mais limitada, mas agora vejo o que ele qui propor e conseguiu passar muitíssimo bem!!
      Obrigada!!

      Excluir
    3. Você deu uma misturada nas coisas, quem representa o conflito do Japão Tradicional com o moderno é a Chihiro haha
      O Sem-Face é isso mesmo, ele não tem personalidade e reflete a das pessoas ao redor, como era cercado de ganancia e "pessoas ruins" na casa de banho acabou se tornando aquilo, quando entrou em contato com Chihiro refletiu a personalidade dela e voltou a ser aquela coisinha fofa.
      Por refletir a personalidade de quem o cerca que a Zeniba decidiu ficar com ele, para que ele não entrasse em contato com "energias ruins".

      Excluir
  11. amei a sua resenha, tbm assisti o filme quando era criança e a única mensagem que peguei foi a do sem face, que riqueza não compra amizade só. Esse é um dos meus filmes favoritos dele meu dvd ta quase furado de tanto que eu assisto. XD

    beijos

    yumenokoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo seu comentário não aparecendo aqui, adorei sua opinião. A recebi por e-mail. =)
      Adoro as diferentes interpretações desse filme. Confesso que quando revi já mudei minha opinião novamente. KKKKK
      É a vida.
      Obrigada, e n me incomodo com comentários grandes. =P
      Beijos

      Excluir
  13. Você não deve dizer que esse filme não é para crianças. Essa animação é tão rica que conforta tanto as crianças, quanto os adolescentes, jovens, adultos e idosos que cultivam sua imaginação fértil e adoram a excentricidade. Só para comparar, em nosso mundo ocidental, temos Alice no País das Maravilhas e Lá e ainda Alice No País Dos Espelhos, assim como o Mágico de Oz. Obras primas que demonstram a riqueza das virtudes e defeitos humanos simbolizados em forma de personas, recheada de mistérios e encantos. Enfim, A Viagem de Chihiro é maravilhoso, Sen me lembra muito Dorothy e Alice, com seus companheiros de jornada. Yubaba e Zeniba me lembra as Rainhas de Wonderland e a Bruxa e Fada de Oz. Espero ver mais animações de Miyazaki, e outras orientais.

    ResponderExcluir
  14. Eu li num site ( 9gag ) sobre o sem-rosto, as casas de banhos ficaram muito populares entre os homens no Japão mais antigo por causa das mulheres que davam banhos e vendiam sexo, então quando o sem-rosto estava dando ouro pra Chihiro ele estava "solicitando" ela pra isso. E na mesma postagem do 9gag ta escrito que o autor ( ou outra pessoa, não me lembro direito ) disse que isso era meio que uma crítica contra a prostituição infantil crescente no Japão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente essa obra tem diversas interpretações. Hoje percebo que esse filme aborda muitos tipos de relação do Japão antigo e novo. Economicamente, culturalmente, politicamente. Esse é um filme onde o céu o limite.

      Excluir
  15. Sem-Face, pra mim, é o reflexo de cada um. É a sombra das pessoas. Ele não atacou Chihiro porque ela não foi gananciosa (não aceitou ouro e, também, não aceitou os tíquetes de banho quando fez seu primeiro trabalho na banheira). O Sem-Face foi bom com ela, educado no vagão do trem e na casa da bruxa gêmea (na fazenda). Quando o sapo é ganancioso, o Sem-Face-ganância o come: o sapo sofreu a consequência de sua ganância (foi consumido por ela). E é assim na vida. A gente colhe o que planta: o retorno pode vir rápido (segundos) ou demorado (anos), mas haverá retorno.

    ResponderExcluir
  16. http://9gag.com/gag/a7KZYob está aqui tudo explicado :)

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Acabei de ver o filme e tenho 17 anos adoro ver filmes e depois deste eu me dei conta a querer investigar pela papelada da minha mente pela moral do filme e a razão de certas personagens, as opiniões não têm de ser iguais a ninguém porque filme é arte e arte não se discute, cada um tem seu ponto de vista.
    No começo do que escreveu, você falou exatamente o contrário do que esse filme quis trespassar, vc disse que não o recomenda a pessoas menores de 14 anos ou pessoas que têm uma mentalidade limitada, então, pra uma pessoa evoluir sua capacidade de entendimento a pessoa tem de passar por coisas que ela não vai entender, para ela própria se dar conta que tem curiosidade de que quer descobrir o que significa e mais tarde entender. O que este filme mostra, na minha opinião, uma das suas mensagens é precisamente o facto de que mesmo Chihiro sendo nova, ela ensina seus pais sem eles darem conta e isso acontece na vida real em que basicamente, por vezes os pais não olham ao interior e/ou ao crescimento intelectual de seus filhos, por seus problemas e caprichos que lhes escapam no seu dia-a-dia como Hayao tem o prazer de ridicularizar (o que eu acho fascinante).
    Aquele "Sem Face", a meu ver ele é um personagem que faz parte da representação de alguns dos "7 pecados mortais" sendo que este representa a avareza (apego excessivo pelos bens materiais), acabando por demonstrar de forma metafórica em como somos engolidos pela própria ganância. Outros pecados mortais que se encontram presentes são a gula, a ira e talvez até a luxúria.
    A personagem do bebé é exatamente para continuar com aquela moral de pais e filhos que sabe do que estou a falar, alta proteçao para o "bem" dele e parte de nem reconhecer o proprio filho..
    Eu posso mencionar um monte de coisa sobre o filme mas acho que ninguém estaria disposto a ler um testamento no entanto, faço assim um resumo do que quero mencionar: Chihiro sem cair nesses pecados salva, até os que sao mal vistos purificando-os com a sua bondade; o facto de como o ser humano tem medo do desconhecido e o facto de que na minha opiniao, um ser humano é só considerado como tal através da sua maneira de ser, enquanto os outros que acredito terem sido "seres humanos", se tornaram animais ou bichos por suas ações e pela maneira de ser rude etc.
    Depois de meditar sobre a moral deste, que se trata de algo diferente e fora do normal, percebo que o elemento principal é o amor, no entanto, para o seu complemento, seria a pureza, ou seja, o amor puro, representado pela água.
    Termino então dizendo que este filme contem uma trilha sonora até alegre ou pelo menos, não é triste pq na minha opiniao este filme nao nos quer demonstrar tristeza ou perda mas sim evoluçao, que com esforço, força, pensar e nossos sentimentos, alcançamos o que desejamos porque nos afasta da cegueira como se pode verificar na parte de identificar os pais naqueles porcos.
    Obrigada pela atenção, qualquer coisa é só dizer, espero pela sua resposta :)

    ResponderExcluir
  18. Oi, Betah. Conheci seu "blog" por acaso, enquanto procurava o significado de algumas metáforas do filme "A Viagem de Chihiro". Sua postagem e os comentários de alguns usuários me ajudaram no esclarecimento de alguns pontos da trama (muito obrigado a todos). Em relação às suas dúvidas sobre o real propósito do "Sem Face", é possível compreender melhor o personagem e suas motivações lendo o seguinte artigo: http://spiritedaway.wikia.com/wiki/No-Face_(Kaonashi)

    Por ora, é só isso.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  19. Olá
    sobre o Sem Face, também não entendi o papel dele no filme, mas nota-se que ele adquiri a personalidade da pessoa com quem ele está no momento, por exemplo quando Chihiro está com ele, o mesmo e doce com ela, da mesma forma que ela o trata, talvez o sentido dele no filme deve ser apenas para mostrar que devemos tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratado.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...