4 de janeiro de 2013

Hoshi Wa Utau - As Estrelas Cantam

Depois de um longo período desaparecida - Ah, Roberta, até parece que a gente não sabe que você sempre se atrapalha e acaba deixando alguma coisa de lado... - aqui estou pra falar de um mangá da minha autora preferida nesse universo: Natsuki Takaya, a mangaká mais perfeita do universo!
Hoshi Wa Utau é um trabalho mais sensível da autora, que explora o lado dramático da vida, mas sem perder a leveza e a personalidade.



Ficha Técnica

Título: 星は歌う / Hoshi Wa Utau / Twinkle Star / Stars Sing / As Estrelas Cantam

Gênero: Romance / Drama

Nº de Volumes: 11

Autor(a): Natsuki Takaya

Ano de lançamento do primeiro - último mangá: 2007 - 2011

Mangá

Sinopse: Sakuya Shiina mora em uma cidade a beira-mar com seu primo Kanade. Em seu aniversário de 18 anos conhece Chihiro, que é convidado por Kanade para participar da festa achando que ele era o namorado de Sakuya. Quando encontra Chihiro, Sakuya acha que este é amigo de Kanade. Ao final da festa, os primos percebem que nenhum dos dois conhecia Chihiro e Sakuya fica intrigada com a figura misteriosa do rapaz. Tempos depois Sakuya reencontra Chihiro, que se mostra diferente de quando se conheceram, mais frio e distante. O garoto deixa claro que não quer conhecer melhor Sakuya e que é melhor fingir que não se conhecem. Triste com a reação de Chihiro, Sakuya percebe que está apaixonada por ele e depois descobre que ele irá estudar na escola dela.




Minha Opinião: O mangá tem uma história muito envolvente. Eu gostei de tudo nele até o momento. E como por encanto, algo que só a Natsuki Takaya consegue fazer comigo, eu consigo me sentir como cada personagem dessa história. Cada sofrimento, sorriso, cada coisinha dá pra sentir como se fosse na nossa pele. E isso é o que mais adoro nesse mangá.



Sakuya parece ser uma garota normal, mas quando a história começa a profundar nos seus medos mais obscuros e seus traumas, tudo o que eu mais quis foi abraçar essa personagem e falar que vai ficar tudo bem. Ainda bem que quase sempre quem estava ao lado dela era o Chihiro e o Kanade, que deram o abraço acolhedor por mim. Mas esses capítulos acabaram com o meu coração. Inúmeras vezes chorei lendo os mangás. No ensino médio - quando comecei a comprar os mangás -, na faculdade e o último volume que adquiri (Vol. 10) voltei pra casa, aos prantos dentro do ônibus lendo. E eu nem ligo, afinal, eu realmente me emociono com certas cenas.



Chihiro, o cara que é a cara do Kyo, sem a personalidade forte e a impulsividade. Muitos me disseram que sou louca em comparar dois personagens tão distintos, mas não ligo. Quem diria que aquele cara ia ter uma história tão pesada. Mãe que o trocou por diversos homens, não sabia quem era o pai, não se conectar emocionalmente com ninguém, tentando ao máximo se livrar do passado. Até que conhece uma menina tão devastada quanto ele, sem chão, sem esperanças e que se torna seu primeiro amor. Porém a menina também o abandonaria. E então resta aquele cara, acolhido pelos tios, tentando novamente fugir do passado, sem conseguir.



No final das contas, é óbvio que esses dois conseguiriam tentar sanar as dores um do outro e acabariam se apaixonando. Mas essa não é a parte fácil, porque, quando tá tudo finalmente dando certo a Sakura acorda do coma e lá vamos nós sofrer horrores novamente.


Então avaliando as escolhas do Chihiro, não sei se faria o mesmo que ele. Afinal de contas ele complica muito as coisas pra ele. E pra Sakuya. Vamos analisar:



1°) Chihiro sabe que Sakuya é apaixonada por ele desde.... sempre. Só que ele não queria enxergar.
2°) Depois de conseguir se abrir novamente para o mundo e para novas pessoas, acaba se apaixonando também por Sakuya, mas não percebe por ser extremamente tapado.


3°) Decide que não vai voltar pra Tóquio, afinal está tudo perfeito nessa cidade e ele conseguiu se adaptar muito bem.
4°) Atende o telefonema revelador, onde descobre que Sakura acordou do coma e então decide rever a ex-namorada.


O que ele poderia ter feito???

- Explicado pra Sakuya que amava ela, mas que ficaria um tempo junto da Sakura pra ajudá-la na recuperação e mostrar que o mundo é bom sim, tentando trazer esperança a Sakura, mas que voltaria pra ficar com ela.


MAS O QUE QUE ELE FAZ????

- Fala tudo como se não estivesse machucado, ferido, morrendo por dentro por deixar tudo que tem agora e acaba dilacerando o coração da Sakuya.

Pomba, vê se cresce, homem!!



Quanto drama, Roberta! Pra que falar desse jeito? É só um mangá...
CARA, EU SEI QUE É SÓ UM MANGÁ, MAS É MUITO DESNECESSÁRIO CRIAR TODA ESSA SITUAÇÃO.

No final das contas, aqui estou eu, esperando desesperadamente pelo último volume, que vai ser lançado em janeiro ou fevereiro de 2013.


Sei que não falei sobre a Hijiri, o Yuuri, nem sobre o Kanade e nem falarei. Apenas são personagens incríveis, mas que no momento não estão preocupando o meu coração como os protagonistas...

Lado Positivo: Tudo. Sem mais.



Lado Negativo: O mangá não fez muito sucesso, ele teria muito mais volumes, se não me engano 15, porém com o fracasso nas vendas foram reduzidos para 11 volumes lançados. Provavelmente isso aconteceu porque a história demorou a engrenar e o romance até o volume 10 é somente cenas de mãos dadas e essas coisas. Mas o mesmo aconteceu em Fruits Basket e a história prendeu tanto quanto esta.
Outra coisa ruim é a disponibilidade para ler o mangá. O último volume do mangá foi lançado em 2011, mas mesmo depois de 1 ano a tradução para inglês está no penúltimo capítulo do volume 10 e é impossível encontrar o volume 11 pra ler na internet. Ainda bem que comecei a comprar o mangá desde o começo, pois seria muito difícil conseguir essa história agora.
A última coisa que também pode desanimar as pessoas a companhar o mangá no Brasil foi o lançamento do mesmo ser bimestral, fazendo com que nós esperássemos muito entre um volume e outro. Mas depois de 3 anos ou mais, consegui comprar todas as edições. E agora perto do final, será muito mais fácil comprar toda a coleção sem ter que esperar.
Ah, e não curtirei quando a Sakuya cortar de novo o cabelo dela! Tava tão lindo grande...


Personagens:

Sakuya Shiina
Chihiro Aoi
Yuuri Murakami
Hijiri Honjo
Kanade
Saki
Shizuka Kutani
Yuuto Murakami
Yuuchi
Sakura

Links:

Online em inglês:

Em Português:
Está sendo vendido pela Panini Comics / Planet Mangá.

8 comentários:

  1. oi eu queria fazer uma parceria meu blog é sobre doramas
    k-dramaonline.blogspot.com.br
    arigato ^^

    ResponderExcluir
  2. AAH Roberta você tem deixado os seus leitores? Gosto de ler seu blog e achar dicas de que mangá ler, que animes e doramas ver~por mais que tempo esteje faltando. Tudo bem com você? Hoshi Wa Utau, parece um mangá muito bom e com uma história muito comovente, irei começar a ler, apesar de as aulas terem começado TT_TT Até mais!

    Dream High~

    ResponderExcluir
  3. Oi, bom dia!
    Eu gostaria de estar fazendo parceria com você!
    Segue o link do meu blog,
    http://www.thecrimsonhat.blogspot.com.br/

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi passei aqui pra avisa que te indiquei pro meme das onze coisas, espero que goste :DD

    http://itsnyah-nyah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quando eu comprei o manga, ja tava no volume 10 e eu nem liguei pra historia, nem tinha lido tudo,me arrependo agora. Queria saber como acaba, spoilers?

    ResponderExcluir
  6. e queria saber se vc pode me falar o resto do mangá meu face e essehttps://www.facebook.com/danilo.matheus.54390

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...